quarta-feira, 16 de março de 2016

Cafeicultura mantém ritmo de crescimento


Presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa, afirmou durante a abertura da 15ª FEMAGRI, que a conjuntura do setor demonstra condições favoráveis aos produtores. Evento segue até sexta, dia 18 em Guaxupé/MG



Nesta quarta-feira, dia 16, a abertura da 15ª FEMAGRI (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas), promovida pela Cooxupé foi marcada pelos movimentos de crescimento do mercado cafeicultor.

De acordo com o CeCafé (Conselho dos Exportadores de Café do Brasil<http://www.cecafe.com.br/>), em termos de volume, no mês de fevereiro de 2016 foi registrado um crescimento de 1,5% na comparação com o mesmo mês de 2015 e de 0,8% em relação a janeiro de 2016, mantendo uma média de exportação para o período de 2,8 milhões de sacas nos últimos três anos.

A situação favorável também foi verificada em relação às cotações futuras na Bolsa de Nova York que, na última semana, acumulou uma alta de 4%.

O presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa, em seu discurso na abertura oficial da FEMAGRI 2016, afirmou que o setor é forte e que possui condições de manter essa perspectiva positiva.

“O café ainda não está no preço ideal, mas nas últimas décadas passamos por várias crises e o café continua crescendo. O setor é forte e a Bolsa de Nova York está ajudando com essa expectativa de alta”, afirmou Costa.

O Secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Cruz Reis Filho, afirmou que o sistema do cooperativismo é fundamental para o equilíbrio e manutenção dos produtores rurais.

“As oscilações do mercado prejudicam os produtores, mas por meio do cooperativismo é possível ajustar essa situação. Dessa forma, a Cooxupé é uma referência nessa área e a FEMAGRI é um ótimo exemplo da importância desse trabalho por fomentar a inserção dos produtores no campo das novas tecnologias e técnicas que permitem uma maior competitividade”, disse o secretário.

A solenidade de abertura da FEMAGRI 2016 contou com a presença do Presidente da Cooxupé, Carlos Alberto Paulino da Costa, do vice-presidente Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, do Secretário de Estado de Agricultura, de Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, João Cruz Reis Filho, do Prefeito de Guaxupé, Jarbas Correa Filho, do deputado estadual, Emidinho Madeira, além de outras autoridades e dos membros dos Conselhos de Administração e Fiscal da Cooxupé.

15ª Edição da FEMAGRI
Data: Até 18 de março
Horário: das 08h00 às 18h00
Local: Av. Vereador Nelson Elias, 1300b - Bairro Japy, Guaxupé/MG
Estimativa Público: 35 mil pessoas
Estimativa de Volume de Negócios: 16% maior ante 2015, quando foi gerado 120 milhões.
Área do evento: 107 mil m²
Expositores: 112

Estandes: 136

Nenhum comentário:

Postar um comentário