sexta-feira, 20 de março de 2015

Café foi a grande estrela em receitas doces e salgadas nas oficinas oferecidas pela EMATER



O Espaço Gourmet, fruto de parceria entre a EMATER - Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural – e a Cooxupé, sediou oficinas de culinária com foco na utilização do café em diversas receitas doces e salgadas, desde carolinas até farofa. Foram cinco oficinas durante os três dias de FEMAGRI que contaram com a participação de cerca de 140 mulheres.

Antes de colocar a mão na massa, as participantes aprenderam a higienizar corretamente as mãos usando sabonete neutro e álcool gel. A importância do uso de gorro e avental também foi ressaltada. Maria Helena Silveira estava acompanhando a filha Daniela Silveira na visita à FEMAGRI e participou de um dos cursos. “Quando chegar em casa vou fazer o rocambole, fica delicioso e é bem fácil de fazer”, disse.

Mariana Adornos dos Santos, cooperada de Juruaia, foi uma das alunas que mais interagiu, fazendo perguntas e sugestões. “Fiquei muito feliz com esta novidade. Nós não entendemos nada de implementos agrícolas, então vínhamos aqui somente por curiosidade, agora temos a chance de aprender algo novo, que são os pratos feitos com café. Moro a 14 quilômetros da cidade então faço pão, rosca, bolo, tudo em casa. Agora tenho novas opções”, comemorou.

Já Marleide Aparecida Garcia, que trabalha com toda a família na propriedade rural do sogro também em Juruaia, achou excelente a iniciativa. “O melhor é podermos valorizar o café, que é um produto nosso. Vou fazer as receitas em casa e quem sabe, com a prática, começo a vender”, relatou. Ao final de cada oficina foram distribuídos livros de receitas e aventais para as alunas.
 

Para o voce-presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, a iniciativa foi bastante acertada e deve continuar nas próximas edições da Feira, pela forte adesão das mulheres nas oficinas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário