sexta-feira, 20 de março de 2015

No circuito "Fazendinha", FEMAGRI fomenta técnicas e boas práticas sustentáveis

O espaço tem como objetivo demonstrar exemplos de gestão e boas práticas visando atender as exigências do mercado e a qualidade na produção de café

O circuito "Fazendinha", desenvolvido pela Cooxupé, é o espaço de fomento às técnicas, gestão e boas práticas da 14ª FEMAGRI (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas), que acontece até esta sexta-feira (20/03), em Guaxupé (MG). A proposta é demonstrar exemplos por meio de visualização e minipalestras de experiências e modelos de gestão e boas práticas que visam atender as exigências do mercado e a qualidade na produção de café de forma sustentável.
No campo de boas práticas, os produtores recebem orientações sobre a utilização de EPI´s (Equipamento de Proteção Individual) e sobre o uso correto de defensivos envolvendo as ações de depósito e manejo, além dos ativos descontinuados.
Entre os programas sustentáveis, os visitantes têm a oportunidade de conhecer novas técnicas e recursos como o sistema de "Tratamento de Água Residuária", que contribui para a redução no consumo de água, o "Terreiro de Lama e Cimento", que reduz o custo de construção, o uso de "Plantas de Cobertura", instalações de "Área de Vivência" e "Saneamento Rural".
A adaptação de equipamentos, desenvolvida por produtores, tem um espaço exclusivo na área de "Invenções de Produtores", onde é possível conhecer a moto roçadeira, o triciclo pulverizador e adubador, marcador de cova, entre outros.
Sistema de Limpeza de Água Residuária gera economia de 70% na água da lavagem dos grãos do café
Adaptações na área de vivência permitem reuso da água da chuva
Terreiro de lama e cimento custa 30% a menos do que o tradicional

Nenhum comentário:

Postar um comentário