quarta-feira, 8 de fevereiro de 2017

Com direito a sessão de cinema, 16ª FEMAGRI começa apresentando novidades para o setor cafeeiro em Guaxupé

Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas realizada pela Cooxupé recebeu no primeiro dia mais de 10 mil pessoas; Volume de negócios cresce  

Começou nesta quarta-feira, dia 08, a 16ª edição da FEMAGRI – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas, realizada pela cooperativa de café Cooxupé, em Guaxupé, no sul de Minas Gerais. A apresentação de novidades em maquinários para o setor cafeeiro e até uma sessão de cinema estão entre os destaques do evento deste ano. No primeiro dia, a feira recebeu 10.602 pessoas, crescimento de 8.25% em relação ao ano passado. O volume de negócios também cresceu: 50% maior comparado ao primeiro dia da edição de 2016. 



Novidades  

As soluções atendem a todos tamanhos de propriedades. Uma delas é uma ferramenta multifuncional, que possibilita ao cafeicultor utilizar uma mesma base e transformá-la em roçadeira, motopoda, podador de altura, aparador de cantos, motocultivador ou um derriçador. Já para oferecer melhor qualidade de vida no ambiente de trabalho e facilitar as necessidades do trabalhador na área rural, um expositor trouxe para a FEMAGRI uma área de vivência, com refeitório e banheiros, adaptada em uma carretinha para atender as equipes de trabalho no campo. A estrutura, que tem capacidade de atender de 8 a 20 pessoas, conta com mesas e banco em uma área coberta e dois banheiros (feminino e masculino) com piso antiderrapante, vaso revestido em fibra de vidro, saboneteira, suporte para papel toalha e papel higiênico, pias, válvula de descarga, caixa d´água e reservatório para os resíduos.

Outra novidade é uma lavadora de alta pressão que utiliza etanol como combustível para o sistema de aquecimento da água. A nova tecnologia permite a redução no custo do combustível, baixa emissão de poluentes e evita danos na caldeira devido à carbonização. Ainda na feira, o produtor de café encontra um despolpador de café, que reduz a zero o consumo de água. De acordo com o fabricante, o modelo anterior, lançado em 2012, consumia 62,5 litros de água para despolpar o equivalente a uma saca de café. Essa nova tecnologia representa economia no consumo do recurso hídrico e soluções sustentáveis como a eliminação da água residual e o aproveitamento da mucilagem do fruto de café como fluído, dispensando o tratamento de efluentes resultantes da sua operação.

Cinema na FEMAGRI 


 Na Fazendinha, o “Cine Cooxupé” está entre as novidades de 2016. O filme “Filhos do Café”, dirigido por Erik Damas, é uma homenagem ao cafeicultor em comemoração aos 60 anos da Cooxupé e aos 85 anos de cooperativismo celebrados em 2017. No primeiro dia de Feira, o vídeo de quatro minutos e meio foi exibido para mais de 2.800 pessoas em 50 sessões.  A estrutura conta com 48 lugares e uma tela Wide de 180 polegadas. 

Espaço Agropecuário 

Pela primeira vez na feira, este espaço conta com a equipe técnica, comercial e administrativa da Fábrica de Ração da Cooxupé, apresentando os serviços oferecidos desde 1983. “A fábrica de ração é um segmento importante para a cooperativa. Mostra que ela pensa não somente no café como também no melhor para o agronegócio. Nossa proposta é mostrar ao produtor de café soluções agropecuárias com a participação de alguns fornecedores que trabalham conosco há mais de 15 anos”, comenta Sérgio Ribeiro Cruvinel, supervisor de mercado agropecuário da Cooxupé. No mesmo espaço, o Laboratório de Análise Clínica da cooperativa traz as informações sobre as análises de solo e foliar e a importância de fazer este procedimento previamente, em abril, podendo resultar em mais produtividade e qualidade do café.  

A 16ª FEMAGRI acontece até o dia 10 de fevereiro, das 08h às 18h. A feira conta com 139 estandes e 120 expositores, numa área coberta de 34 mil metros quadrados. O endereço é Av. Vereador Nelson Elias, 1300b – Bairro Japy, Guaxupé/MG. 




Nenhum comentário:

Postar um comentário