quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

Com a presença de mais de 13 mil visitantes no segundo dia, FEMAGRI oferece ao cafeicultor aperfeiçoamento técnico e estrutural para aumentar rentabilidade

Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas da Cooxupé acontece em Guaxupé até esta sexta, dia 10


A 16ª edição da FEMAGRI – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas realizada pela Cooxupé - recebeu no segundo dia de programação 13.196 mil visitantes/compradores. O evento está sendo realizado em Guaxupé, sul de Minas Gerais, e termina nesta sexta, dia 10, às 18h. Considerando os dois primeiros dias, passaram pela feira um total de 23.798 pessoas. A geração de negócios, segundo a organização, deve alcançar as expectativas gerais, que é de crescer 16% em relação à edição do ano passado. 

A diretoria da Cooxupé está apostando na difusão de conhecimento e no acesso a novas técnicas e recursos durante a FEMAGRI, visando que os cafeicultores tenham como aperfeiçoar sua produção e aumentar a rentabilidade nas próximas safras. Atualmente a cooperativa possui mais de 13 mil cooperados - sendo que 84% são pequenos produtores que vivem da agricultura familiar – e recebe café produzido em mais de 200 municípios de sua área de ação, localizada nas regiões do sul de Minas Gerais, Cerrado Mineiro e média mogiana do estado de São Paulo.


De acordo com José Eduardo Santos Júnior, superintendente de Desenvolvimento Cooperado, em razão dos trabalhos de assistência técnica, acesso aos insumos e informações disponibilizadas em ações promovidas pela Cooxupé, a produção dos cooperados apresenta um desempenho superior aos cafeicultores não-cooperados. “Observamos que nas regiões de atuação da Cooxupé no sul de Minas Gerais, no cerrado mineiro e no Vale do Rio Pardo (SP), as propriedades de cooperados têm um desempenho, em média, 10% superior aos cafeicultores da mesma região. Isso é possível em razão do acesso aos recursos e informações oferecidas em eventos como a FEMAGRI e campanhas da cooperativa que possibilitam essa maior produtividade”, diz Santos Júnior. 

O vice-presidente da Cooxupé, Carlos Augusto Rodrigues de Melo, ressalta ainda que a região atendida pela cooperativa vive um momento atípico em relação ao país, onde algumas localidades sofrem com problemas significativos na produção. “O objetivo da Cooxupé, por meio da realização da FEMAGRI, é levar o conhecimento aos produtores, já que muitos cooperados não têm condições de ir a outros eventos. Assim, conseguimos fomentar o crescimento do produtor por meio do investimento em novas tecnologias, novas práticas e na modernização das áreas cultivadas”, afirma Melo.


Segundo Carlos Alberto Paulino da Costa, presidente da Cooxupé, os dados preliminares da 16ª FEMAGRI apontam que o produtor está buscando a modernização como forma de aumentar a sua produtividade e rentabilidade. “A cada ano a feira está maior e com mais novidades. Nesses 60 anos da cooperativa nossa diretriz é manter o ambiente profissional e operacional de uma empresa de alto desempenho. Para isso, nosso diferencial foi focar no que somos melhor que é a produção de café. Assim temos uma vantagem competitiva em relação a outros produtores”, diz Costa.


Em 2017, a cooperativa está comemorando seus 60 anos ligados à cultura do café e 85 anos de
cooperativismo regional.





Serviço:
16ª Femagri
Quando: até sexta-feira (10/02)
Horário: das 08h às 18h
Local: Av. Vereador Nelson Elias, 1300b – Bairro Japy, Guaxupé/MG.
Entrada Franca / Estacionamento gratuito.
Site: www.cooxupe.com.br/femagri

Nenhum comentário:

Postar um comentário