sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

Estrutura de produção que integra café e leite é novidade preparada pela FEMAGRI para cafeicultores mineiros e paulistas



Cooxupé apresentará o sistema Compost Barn no Espaço Pecuária durante o evento acontece de 21 a 23 de fevereiro


De 21 a 23 de fevereiro, os produtores rurais do sul de Minas Gerais e da média mogiana do estado de São Paulo – importantes regiões de bacia leiteira – encontrarão na 17ª FEMAGRI (Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas) novidades em estrutura de produção que integra café e leite. O Compost Barn, um sistema de confinamento de vacas leiteiras que começou na década de 80 nos Estados Unidos e que vem ganhando força nas propriedades agrícolas brasileiras, será apresentado durante a feira promovida pela Cooxupé em Guaxupé, Sul de Minas.

“Muitos dos nossos cooperados trabalham com as produções de café e leite, refletindo uma realidade muito forte da região e uma alternativa econômica eficiente para quem vive do agronegócio. Por  isso, neste ano trouxemos este tema para que eles conheçam novas possibilidades para ganhar mais eficiência em seus negócios”, destaca o presidente da cooperativa Carlos Paulino.

O Compost Barn é uma instalação rural feita em uma área coberta, com uma cama para as vacas feita com serragem e esterco incorporado e compostado. O processo de compostagem cria uma cama seca, confortável e limpa para o animal. Este tipo de alojamento ainda oferece maior espaço para descanso e, entre os principais ganhos estão melhores índices reprodutivos, melhoria na qualidade do leite, a redução do casco devido à liberdade de movimento e mais maciez em relação a outros sistemas como o free stall, em que a cama é feita com areia; entre outros. “As principais vantagens ao produtor são uma maior produção de leite com maior eficiência alimentar, além de números reprodutivos e sanitários melhores. O maior benefício para as vacas são a facilidade de adaptação, a menor quantidade de lesões e maior longevidade”, pontua o médico veterinário e Consultor, Adriano Seddon, pioneiro em adaptar o Compost Barn no Brasil e que estará na FEMAGRI ministrando palestra sobre o tema. Segundo ele, em média o Compost Barn é 20% mais barato que o sistema de free stall, usado normalmente em propriedades. “Vale destacar também que este sistema produz uma grande quantidade de composto que é altamente benéfico para o solo”, completa.

Sérgio Ribeiro Cruvinel, supervisor de mercado agropecuário da Cooxupé e médico veterinário, conta que na região da cooperativa a palha de café como cama está sendo utilizada no lugar da serragem. “E estamos tendo muito sucesso. Após um período, o composto volta à agricultura em lavouras de milho, pastagem e café, fornecendo matéria orgânica ao solo”, antecipa.


Espaço Pecuária na FEMAGRI

Para a integração café/ leite na feira, a Cooxupé ampliou o Espaço Pecuária, confirmando para este ano a demonstração de animais de elite leiteira e de corte e a realização do 1º simpósio “Leite, Café e Prosa”, com palestras que irão abordar novas técnicas sobre o manejo de gado leiteiro.

Além do Compost Barn, o simpósio apresentará palestras de outros temas integrados como a nutrição das vacas leiteiras no pré-parto, com o consultor da Cargill, Alexandre Pedroso. Segundo ele, a nutrição do animal e os bons cuidados neste período são essenciais para um bom desempenho produtivo e reprodutivo. “Vamos falar sobre os principais cuidados que todo produtor deve ter com os animais e os principais erros cometidos. As questões de nutrição, alimentação e conforto animal são fundamentais para que elas tenham saúde, sejam eficientes e lucrativas”, explica. 

Outra palestra a ser realizada é sobre a “Qualidade de Milho em dietas das vacas leiteiras”, com o médico veterinário e diretor do laboratório 3rLabs, Marcelo Hentz. “Durante o encontro vamos abordar e analisar pontos importantes e essenciais para a produção de uma silagem de milho eficiente. Mostraremos laudos e comparar resultados para apresentarmos as vantagens que esta técnica está trazendo para os produtores”, comenta.

“A Cooxupé sempre busca levar informações que possam melhorar e fortalecer cada vez mais a atividade dos cooperados. A FEMAGRI já tem a tradição em atualizar as informações junto aos produtores. Além de encontrar um celeiro de tecnologias para a mecanização das lavouras, eles também reciclam seus conhecimentos sobre novas técnicas de manejo e acompanham as tendências para ter uma atividade mais sustentável, eficiente e produtiva”, conclui Paulino.

A 17ª FEMAGRI é um evento gratuito e que acontece das 08h às 18h, na cidade de Guaxupé. 

Serviço:
17ª FEMAGRI – Feira de Máquinas, Implementos e Insumos Agrícolas
Data: 21 a 23 de fevereiro de 2018
Horário: 08h às 18h
Endereço: Av. Vereador Nelson Elias, 1300b - Bairro Japy | Guaxupé

Nenhum comentário:

Postar um comentário